Friday 25 September 2015

Resultado de um jogo, partilhas e subornos.

Ao longo do tempo surgem sempre situações em que podem não saber como agir, quando querem oferecer uma
partilha de prémios, sem infringir nenhuma regra de Magic:The Gathering.
Por isso vamos revelar aqui os vários pontos que podem estar relacionados, e vamos explicar o que podem ou não podem fazer.

-Definir o vencedor de um jogo ou ronda:

Uma das regras fundamentais de Magic:The Gathering, é que apenas existe uma maneira possível de definir o vencedor de um jogo, jogando-o. Qualquer outro método, como por exemplo o lançamento de um dado, é proibido e dá desqualificação aos intervenientes.

Por isso se estiverem, por exemplo, numa situação em que o resultado de um jogo é um empate que não interessa a nenhum dos jogadores, nunca ofereçam uma maneira alternativa para decidir o vencedor, isto inclui ver as próximas cartas do topo do baralho de cada jogador para tentar discernir quem iria ganhar.

Podem no entanto perguntar ao vosso oponente se quer conceder, no entanto façam-no sem oferecer nada em troca, pois a oferta é considerada suborno e dá direito a desqualificação. Fiquem também a saber que se estiverem do outro lado da mesa, foi-vos oferecido algo em troca de concederem o jogo, devem imediatamente chamar um juiz e informá-lo da situação, se não o fizerem e alguém reportar esta situação a um juiz, serão desqualificados do torneio por não terem reportado uma tentativa de suborno.

-Partilha de prémios:
Os jogadores podem partilhar os prémios que irão receber antes ou durante o jogo.

Exemplo:

Jogador A: Empatámos?
Jogador B: Ok.
Jogador A: Queres partilhar os prémios?
Jogador B: Pode ser.


Esta situação é legal, no entanto uma pequena mudança no discurso pode levar isto a ser considerado suborno.

Exemplo:
Jogador A: Vamos empatar para partilhar os prémios?

Esta situação, por exemplo, não é permitida. Embora partilhar os prémios seja permitido, não podem usar isto como incentivo para decidir o resultado de um jogo ou a saída (drop) de um jogador de um torneio.

Existe uma exceção para a última ronda de uma fase de eliminação (Top4 ou Top8 normalmente). Nestes casos os jogadores podem decidir como partilham os prémios, tendo um deles depois de desistir do Torneio. Isto acontece porque geralmente existem prémios que são dados ao vencedor apenas, como por exemplo uma viagem ou qualificação para um Pro Tour.

Os jogadores que se encontram na fase de eliminação de um torneio em que os prémios sejam apenas em dinheiro ou material podem, com a permissão do organizador, dividir os prémios igualmente entre todos os jogadores ainda no torneio. Estes jogadores podem também decidir terminar o torneio neste ponto ou continuar normalmente. Todos os jogadores que se encontrem nesta fase tem de concordar em dividir os prémios.

-Subornos:
É proibido oferecer algo em troca de um resultado, o que muita gente não sabe é que este algo pode-se aplicar à divisão de prémios dependendo da forma como o fizerem.

Situação 1: Jogador A e B estão na final de um GPT:
Jogador A: Eu vou ao GP e até me interessava os byes.
Jogador B: Eu ao GP não vou poder ir, se calhar concedo para ti e ficas com os byes, não?
Jogador A: Sim, pode ser.
Jogador B: Ok, então eu concedo para ti.


Situação 2:Jogador A e B estão numa final de um GPT
Jogador A:Eu vou ao GP e até me interessava os byes.
Jogador B:Se me deres os boosters eu concedo.

Embora a primeira seja permitido, porque nunca foi discutido o resultado do jogo, a segunda situação já é ilegal pois é considerado um suborno.

Em caso como estes, se não tiverem a certeza como oferecer corretamente uma divisão de prémios, peçam para falar com um árbitro à parte e perguntem pela forma mais correta de o fazerem, pois perguntar como o fazer não vos traz nenhuma penalização.

No comments:

Post a Comment