Friday 25 September 2015

Game loss, porquê?

Depois de já termos visto o que leva a uma desqualificação, vamos neste artigo explorar o mundo dos Game e Match Losses.

Vamos indicar todas as infrações que podem ter como resultado esta penalidade, discutir formas de as evitar, e o que devem fazer se mesmo assim se encontrarem nessa situação. Tenham no entanto em atenção que o que está explicado neste artigo se aplica sobretudo a eventos que sejam REL Competitivo/Profissional.

Erro de Jogo: Compra de Cartas Extra

Comprar cartas quando não podem fazê-lo, pode facilmente acontecer. Não é muit dificil um jogadore, seja por distração ou erro, colocar cartas na mão quando não deviam. Nestes casos, a partir do momento em que a carta ou cartas a mais entram em contacto com as restantes cartas da vossa mão, tornam-se indiferenciáveis das outras, e o mais provável é não evitarem o Game Loss. No entanto, existem algumas ecessões previstas nas regras que podem evitar esta penalidade. Essas exceções são a confirmação errada por parte do oponente do número de cartas a comprar (neste caso a infração nem é Compra de Cartas Extra), ou se houver outra infração antes da Compra De Cartas Adicionais, como por exemplo:

Jogador A conjura um Thoughseize escolhendo o Jogador B como alvo.
Jogador B revela a mão para o Jogador A poder fazer a sua escolha.
Jogador A faz a sua escolha.
Jogador B coloca a carta escolhida no fundo do deck, e compra uma carta do topo do grimório dele. Basicamente ele resolveu um Thoughseize como se fosse a habilidade de um Vendillion Clique.

Houve um erro de jogo a preceder a compra; o jogador colocou a carta no fundo do deck em vez de a colocar no cemitério. Neste caso a penalidade será a relacionada com a primeira infração.

É também possível o Head Judge fazer um Downgrade da penalidade, por exemplo, se ambos os jogadores souberem qual foi a carta comprada (por ter estado revelada por exemplo), devolve-se a mesma ao topo, causando o mínimo de disrupção possível ao jogo. Note-se que a infração seria na mesma Compra de Cartas Extra, apenas com a penalidade reduzida pelo Head Judge para um Warning.

Concluindo, a melhor forma de evitarem isto é estarem atentos ao jogo e quando comprarem cartas confirmar a quantidade com o oponente.

Erro de Torneio: Atraso

Esta infração tem uma solução bastante simples, não cheguem atrasados, entreguem a vossa Deck List a tempo, e se um Juiz vos der tempo para procurar uma carta que perderam, tentem fazê-lo dentro do espaço de tempo que vos foi dado.

Erro de torneio: Problema com o Deck/Decklist

Já fizemos um artigo detalhado sobre esta infração. Podem consultá-lo aqui:

https://www.facebook.com/notes/ju%C3%ADzes-magic/a-arte-de-uma-decklist/1582341641979440

Erro de Torneio: Ajuda Exterior - Match Loss

Ao contrário das anteriores esta infração incorre num Match loss.
É bastante comum ver jogadores a comentar sobre jogos que estão a ver, o que muitos não sabem é que se for considerado que o que estão a dizer é um conselho a um dos jogadores, estão a infringir as regras do torneio praticando Ajuda Exterior. O mesmo se aplica quando estão a jogar e fazem perguntas a alguém da audiência sobre o jogo. No primeiro caso o espetador comete a infração; no segundo ambos o fazem caso o espetador responda.
Outra forma de incorrer nesta infração é consultar notas durante um jogo que não foram feitas durante a partida que esse jogo faz parte. É permitido ver essas notas entre jogos, como acontece frequentemente com as indicações de como fazer sideboard, mas não durante.
No entanto a situação mais comum será provavelmente perguntarem a um vosso amigo, depois de já estarem sentados para jogar, que terá jogado anteriormente contra o vosso oponente, o que este está a jogar. Embora isto seja totalmente legitimo antes de sentaram para jogar, não o façam quando já se apresentaram para jogar.
Se virem algum jogador a cometer uma infração não tentem corrigi-la nem interfiram com o jogo, o procedimento correto nestes casos é chamar por um Juíz.

Conduta Antidesportiva - Severa - Match Loss

Tal como a infração anterior a esta, Conduta Antidesportiva - Severa dá direito a Match Loss.
Aplica-se a situações que envolvam não fazer o que um Juiz vos disse e discutir continuadamente com um Head Judge depois de este dado a sua decisão final. Também pode ser aplicado quando é usado vocabulário menos próprio em relação a algum dos jogadores, ou quando perdem o controlo e, por exemplo, atiram a vossa cadeira ao chão, atiram a vossas cartas, ou pontapeiam um caixote do lixo.

Para evitar, façam o que os Juízes vos pedem e mantenham a calma. Se um Juiz vos pede para fazer algo existe sempre alguma razão para o fazerem. Respeitem sempre os vossos oponentes, mesmo que eles sejam uns mestres do Top-Deck, e quando um Head Judge vos transmite uma decisão com a qual não concordam não insistam em discuti-la na hora até à exaustão, se quiserem falar mais sobre o assunto façam-no no fim do vosso jogo (disponibilidade para o mesmo é normalmente voluntariada pelo próprio juiz aquando da decisão).

No comments:

Post a Comment