Monday 3 May 2010

O Vingador está de volta!



Boas
Ultimamente tenho andado um pouco afastado de magic, mas tenho de tentar manter o blog “activo”.
Agora que o standard começa a ganhar a sua forma final, começamos a ver os novos decks em acção. UW tappout afirmou-se como tier1 perfeitamente capaz de bater jund.
Ultimamente na ML e nos reg’s tem se visto bastantes a conseguir óptimos resultados. Aliados também marca presença num dos principais decks do formato. Mythic com a nova aura eldrazi, largou o rafiq e o finest hour, aumentando a sua curva e também o seu output de dano. Jund… continua na mesma.
Porém, com o 5k da SCG, há um novo concorrente. UWr Planeswalkers. Basicamente, é um tappout sem aceleração com splash para ajani vengeant e um reforço em elspeth’s e gideon jura.
O deck é muito divertido de se jogar, tem bom mu contra uw tappout, mas contudo, com a falta de aceleração, e com a redução dos X-Spells, acabou por sacrificar um pouco o seu desempenho contra aggro’s, e principalmente contra jund.
Assim sendo, conto para já, pelo menos com um ciclo de tier1’s de Jund -> UWR -> UW -> Jund… À volta dos tubarões estarão as rémoras, polymorph, aliados, eldrazi mythic e claro, o everlasting mono red sempre a tentar capitalizar nos tweaks dos grandes tiers para bater certo arquétipo e ficar mais vulnerável à sua estratégia.
Contudo seria estranho haver um ciclo com tantos decks de controlo, daí eu acredito que ainda venha a aparecer um novo aggro. Algo mais rápido que boss naya e mais consistente que aliados.
De facto, acho que nunca houvera tantos bons bichos com haste como agora, hell’s thunder, goblin ruiblaster, vengevine, goblin guide, ah, e aquele, como é que se chama?.... ah, já sei, Bloodbraid elf.
Ok, são só especulações. De facto, nem sei mesmo dizer que deck jogaria se os nacionais fossem amanha. Acho que o blightning que joguei no GP começa a ser bom de novo uma vez que o domínio de UW começa a afirmar-se e os decks estão a mudar para o bater. Contudo vou antes postar a lista que tenho andado a afinar.
// Lands
7 [SHM] Plains (4)
5 [B] Island (2)
4 [M10] Glacial Fortress
2 [WWK] Tectonic Edge
4 [WWK] Celestial Colonnade

// Creatures
4 [ROE] Wall of Omens
3 [ALA] Knight of the White Orchid

// Spells
4 [WWK] Everflowing Chalice
3 [ALA] Oblivion Ring
2 [ZEN] Day of Judgment
2 [ALA] Elspeth, Knight-Errant
3 [ARB] Fieldmist Borderpost
2 [CFX] Path to Exile
2 [WWK] Jace, the Mind Sculptor
3 [CFX] Martial Coup
4 [MOR] Mind Spring
4 [ZEN] Spreading Seas
2 [MOR] Negate

// Sideboard
SB: 1 [ZEN] Day of Judgment
SB: 1 [WWK] Jace, the Mind Sculptor
SB: 2 [MOR] Negate
SB: 3 [M10] Dragon's Claw
SB: 2 [ZEN] Kor Sanctifiers
SB: 2 [M10] Flashfreeze
SB: 2 [ROE] Deprive
SB: 1 [M10] Mind Control
SB: 1 [ROE] Emrakul, the Aeons Torn


Ok, isto é um UW tappout, blablabla, ganha a jund, blablabla. Então, porque posto esta lista se andam tantas aí a fazer top8’s? Então vou explicar a minha lista especificamente.
29 mana sources (22 lands, 3 posts, 4 chalices) – O ramp é importante neste deck, além disso eu gosto de ser capaz de jogar todos os meus spells.
8 value cyclers – Wall of omens e spreading seas, estas cartas são animais no ambiente de hoje em dia. Seas desligam manlands ou então prejudicam a manabase do oponente podendo mesmo funcionar como time warp. A wall pronto, aguenta beats.
3 Ramp Knight – Eu queria mesmo 4, mas não dá, não os conto como manasource nem cycler, mas a verdade é que tem um pouco dos 2 e ainda aguenta beats.
7 X-Spells – Jund não consegue aguentar com um destes resolvidos. Na verdade são estes spells que tornam o mu para aggro tão bom. Nesta lista é perfeitamente normal fazer um martial coup a 5 no 5º turno com o ramp existente no deck.
Removal cocktail – É o standard de hoje em dia, e sinceramente não acho que valha a pena mudar.
Os walkers – 2 de cada um dos melhores planeswalkers do formato é o numero certo.

O que falta aqui:
5/5’s, uns com lifelink, outros com shroud – Eu se usasse um deles, seria o baneslayer, mas a verdade é que não sinto falta deles. Além disso, uma vez que uso 3 coup’s e 2 day of judgement é contra intuitivo usa-los. E não prefiro ter banes a coups. Se me virar todo para jogar um spell, será um spell que me dará segurança de que não há nada do outro lado que me possa compremeter o jogo. Virar-me para um coup limpa a mesa, e nem que o oponente baixe um par de bichos com haste perco o jogo, enquanto com o bane, um removal seguido de um ataque pode ser desastroso.
Gideon Jura – Ele é bom, mas não o suficiente para se encaixar nesta estratégia. Não tenho assim tantos planeswalkers que precise de proteger. E tenho winning conditions suficientes. Digo mais uma vez, se me virar todo, é para arrebentar a board do adversário, não preciso desviar os ataques.
O sideboard:
As claws são óbvias, e prefiro-as aos kor porque não morrem pa deathmark. Quando red largar de vez o preto mudarei para kor.
Package anti Jund – 2 flashfreeze para substituir os doj. Não preciso de sidar quase contra aquilo. /confidence mode off
Na verdade, quase todo o side se foca num MU, o pior deles todos, o mirror. A minha lista que espanca qualquer variedade de aggro (sem contar com mono red :P, esse é renhido), perde algum do firepower no mirror. Sendo o meu objectivo conseguir juntar mais lands que eles de modo a largar os X-spells com backup de negates e conseguir outgrindá-los. O plano tem resultado. Mas o facto é que são partidas bastante renhidas.
De qualquer maneira o side inclui mais 1 jace para o barulho, o full pack de negates, mind control como out para a Iona, deprive, sendo o 5º e 6º negate que tem a vantagem de poder devolver as colonnades que foram encantadas por spreading seas, e ainda tem sinergia com o Ramp Knight.
Os kor sanctifer’s ainda têm lugar de destaque para ganhar ring wars ou simplesmente partir cálices, e ainda podem ser reciclados com o Jace. O Emrac00l, é outra winning condition que entra para lá. Mas não sei se será a melhor. A Iona e Ulamog também são possibilidades. Tenho de ver se consigo chegar aos 15 de mana consistentemente.
Bem por agora é tudo, eu quando voltar a testar devidamente tento postar algo mais interessante :P

No comments:

Post a Comment