Sunday 18 April 2010

Eldrazi's - Edição limitada

Boas!

Ontem foi o pre release, e devo dizer que gosto bastante desta expansão para limited. Também já tenho feito alguns drafts e tenho gostado bastante.
Parece-me equilibrada, em que todas as cores têm boas cartas, e não há a predominância de uma especifica, ao contrário do que acontecia em Zendikar.
Sendo assim, vou fazer uma curta análise ao limited desta expansão.



Incolor/Multicolor/Lands

Basicamente, todos os eldrazi's são bons para limited. O Hand of E. é o mais fraquinho, pois o corpinho 7/7 e o anni1 não são muito impressionantes por 9 manas.
Claro que existe sempre o custo alternativo, mas não tem sido fácil baixa-lo dessa maneira. Daí, do crusher para cima, eles vão sendo bastante melhores e são verdadeiras bombas.
Mesmo cartas como Not of this World ou skittering invasion podem ser decentes em decks com 3+ Eldrazi's.
Dreamstone Hedron e uma excelente carta neste limitado, uma vez que é um formato bastante lento, com muitas walls e assim.
O Sarkhan ainda não tive grande oportunidade de o experimentar, mas deve ser decente, mas não o consideraria bomba.
All is Dust obviamente, é grande bomba, como qualquer bom sweeper.

Branco

À parte das raras bombas, gostei bastante do dawnglare invoker. Acho uma carta excelente. 2/1 fly por 3 manas não é mau, mas a habilidade dela quando se chega
às 8 manas é absurda. Um excelente early pick. Branco também é favorecido pelo bom removal, smite, guard duty (excelente contra eldrazi's) e puncturing light.
Não gosto muito do oust. Não resolve nada, apenas adia. Usaram-no contra mim várias vezes, geralmente num eldrazi, mas depois de uns turnos lá estava ele de novo.
Mas posso estar enganado. Wall of omens e muito bom já que trava os early beats e o cantrip é muito relevante. Também gostante bastante dos levelers. Por ordem crescente:
Ikiral Outrider < Knight of Cliffhaven // Caravan escort (é tudo uma questão de curva, são os dois muito bons) < Kabira Vindicator e depois os raros Branco não possui aceleração, mas com a sua horda de weenies com futuro promissor no late game acompanhado da sua panóplia de removal, tornam branco uma cor sólida para o beatdown. Uma das melhores cores de limited no formato.


Azul

O Azul de facto, é a cor mais fraquinha do formato. Os levelers são fraquinhos, apenas possui 2 removals, domestication e narcolepsy. Não possui grandes bombas.
De facto, nem há cartas a chamar a atenção.







Preto

O preto é a cor das bombas, consume the meek, pestilence demon, entre outros batrocos, e também do removal. Todo o removal de preto é bom, o meu favorito é o induce despair.
Em termos de bichos, apenas gosto dos 3 levelers, dread drone e o escorpião não é mau.






Vermelho

Não tem grandes bombas, mas transborda removal, até mesmo spawning breath é excelente visto a quantidade de levelers 1/1 que existem. Vermelho para além de splashar devido ao removal,
também é bom em decks dedicados a Eldrazi's uma vez que é a uma cor com bastante aceleração.







Verde

Como de costume, verde possui ramps e aceleradores, e neste caso bastante bons. Kozilek's predator, nest invader e ondu giant são criaturas bastante sólidas,
com excelente ramp built-on. Também existem bons levelers e a boar umbra é verdadeiramente backbreaking.
Outra grande cor a combinar com os eldrazi's.





Em suma:

- Um deck de eldrazi's deve levar sempre G ou R, ou então ambos.
- Um deck rápido só é possivel com branco, pois tem os melhores low drop's do set. Os de verde também são decentes, mas não tão cost-effective.
- Vermelho apresenta óptimo removal, mas pouca qualidade em bichos, muito provavelmente, é apenas splash.
- O azul é demasiado fraco para ser cor principal, pois só apresenta drake umbra e reality spasm como razões de ser jogado. No entanto os counters são uma boa solução para os eldrazis.
- O preto é uma cor equilibrada de removal e com alguns bons bichos, mas é impossível fazer um monoblack, ao contrário de zendikar.


Finalmente, voltamos a um bom limited.
Hasta

No comments:

Post a Comment