Monday 12 April 2010

INVITATIONAL TOP4: Miranda goes Controlish


Ora boas,
Finalmente vou entrar em férias de mtg uma vez que a altura competitiva fechou para mim, uma vez que não vou jogar regionais.
Não foi grande season para mim, apenas tive um near top8 em 4 ptq’s, e pronto, fiz o top64 no GP que é bastante decente e ainda top4 no invitational de ontem da ML. AH brincam???
First things first, e começo por falar no ptq. Desde o GP que ando a testar DDT, e tendo a chegado a uma lista, que por mim considero óptima, andava a espancar completamente zoo, mirror’s e w/ever.
A lista então:

// Lands
3 [PLC] Urborg, Tomb of Yawgmoth
2 [FUT] Tolaria West
2 [M10] Swamp (1)
4 [SHM] Sunken Ruins
4 [FUT] River of Tears
3 [M10] Island (1)
4 [CS] Dark Depths
1 [WWK] Creeping Tar Pit
1 [TSP] Academy Ruins

// Creatures
4 [RAV] Dark Confidant
4 [ZEN] Vampire Hexmage

// Spells
4 [LRW] Thoughtseize
3 [ARB] Thopter Foundry
3 [MR] Thirst for Knowledge
2 [FUT] Sword of the Meek
2 [ON] Smother
2 [GP] Repeal
4 [RAV] Muddle the Mixture
1 [RAV] Compulsive Research
4 [MR] Chrome Mox
1 [FD] Engineered Explosives
1 [WWK] Jace, the Mind Sculptor
1 [10E] Boomerang

// Sideboard
SB: 2 [WWK] Jace, the Mind Sculptor
SB: 2 [PLC] Damnation
SB: 3 [M10] Deathmark
SB: 3 [PLC] Extirpate
SB: 1 [ZEN] Gatekeeper of Malakir
SB: 1 [RAV] Darkblast
SB: 2 [DDC] Duress
SB: 1 [MR] Chalice of the Void

A lista é absurda e era um verdadeiro win-it-all. Isto, até ir para o mws com o Cavaleiro e ele mostrar-me como quando se chega às 4 manas com 2 especificos pretos seguido de 7 especificos geralmente era gg.
Eu andava a perder para Grixis Control, e não era só isso. Como sabem, o DDT originial, surgiu numa época em que o formato era dominado por UW foundry e Scapeshift. Então o GerryT, fez uma lista UB com 4 seizes, 3 duress e 3 vendilion clique. O que é que aconteceu? Não havia lista de controlo que aguentasse, e o único deck mesmo capaz de fazer frente a DDT era zoo, e quanto mais rápido melhor. Isto implicou uma mudança nas listas, tirar os descartes e enfiar smother’s e deathmarks. Resultado? O ambiente ficou disputado entre Zoo’s e DDT’s com planos de transformação pós side. Quem lucrou com isto? Scapeshift. Zoo é o seu melhor mu, e DDT com apenas 4 seizes + 1 Duress, não era o bicho papão de antigamente.
Daí, eu quis dar uma hipótese ao meu Grixis Control, que é de longe a melhor lista ever. (eu já o ando a testar desde a versão primordial do wrecking ball)

/ Lands
5 [ROE] Island (1)
1 [ROE] Mountain (1)
6 [ROE] Swamp (1)
1 [DIS] Blood Crypt
1 [GP] Steam Vents
1 [RAV] Watery Grave
4 [ZEN] Scalding Tarn
1 [ZEN] Verdant Catacombs
1 [WWK] Lavaclaw Reaches

// Creatures
2 [DD2] Mulldrifter

// Spells
4 [MR] Chrome Mox
2 [RAV] Dimir Signet
2 [DIS] Rakdos Signet
4 [9E] Blood Moon
3 [GP] Repeal
3 [MR] Thirst for Knowledge
3 [CHK] Night of Souls' Betrayal
3 [PLC] Damnation
3 [WWK] Jace, the Mind Sculptor
1 [M10] Jace Beleren
1 [CFX] Nicol Bolas, Planeswalker
3 [ALA] Cruel Ultimatum
4 [FNM] Smother
1 [P2] Cruel Edict

// Sideboard
SB: 1 [PLC] Damnation
SB: 4 [LRW] Thoughtseize
SB: 4 [M10] Negate
SB: 1 [10E] Flashfreeze
SB: 1 [ZEN] Sorin Markov
SB: 3 [PLC] Extirpate
SB: 1 [ZEN] Sadistic Sacrament

Esta versão em relação à do Chapin, dropou os counters, porque são inuteis no formato, quer dizer, não há realmente key spells que têm de ser anulados.
A manabase é Blood Moon proof.
Eu jogo com blood moon, pois é autowin contra ddt, fadas, zoo e shift.
A techzinha do jace beleren, geralmente decks de Jace TMS usam extirpates/cranials, se resolver uma contra vocês, ainda têm hipóteses de ganhar jace wars. Eu fiz isto no testing e no ptq mesmo.
Quanto ao ptq:

R1 Dredge

G1 foi disputado, mas o facto é que não tenho grandes formas de lidar contra aquilo de main.
G2 mull a 5 e parei em 2 ilhas com extirpate na mão, mas irrelevante pois ele tinha o seize.

R2 DDT

O meu oponente era bastante fraquinho, mas tinha draw’s absurdos para compensar. Lá me deu para ganhar.
No segundo jogo nem cheirou.

R3 Fadas

Isto não foi muito interessante, pois basicamente era eu tentar baixar NOSB e quando o fazia era autowin.

R4 Congregation zoo

O g1 foi engraçado, pois ele ficou visualmente satisfeito por resolver um magus of the moon, mas curiosamente ele perdeu para mim quando eu resolvi a blood moon.
Os outros 2 jogos foram quase impossíveis pois entraram as silver bullets, teeg e glen elendra e obrigava-me a jogar muito à volta disso. Ele também teve draws muito bons. Mas o mu já era dificil à partida.

Pronto apanhei 2 de 5 decks que nunca poderia apanhar, e foi isto.

Passemos a coisas boas, top4 no invitational.
Sei que acordei cedo no domingo, ando com o relógio biológico meio avariado, e como tinha nada que fazer, siga po mws testar decks.
Peguei nas listas de grixis e bant do Brad Nelson, mas OMG esses fat-asses americanos deviam ser proíbidos de postar em sites, porque só jogam com decks de merda. Eles devem ser mesmo jogadores fora se série para conseguir ganhar com aquelas pilhas.
Então, depois de ter testado quase todos os decks de t2, resolvi dar uma hipótese ao UW que o António Sá tanto me lixou a cabeça, e ainda ganhei um almoçinho à pala desse deck.
Peguei naquilo fiz uns jogos e de facto tava undefeated. Entretanto o GFSS chegou com uma lista, que eu não percebi se era Naya com pulsos e dragões, ou se era Jund com Ranger of Eos.
Eu estava séptico em relação à lista, mas quis dar uma hipótese e fomos para o mws resolver isso como 2 geeks. Turns out, o deck era mesmo mau e acabamos por ir os 2 com UW.

Já agora, para não postar mais decklists, fica aqui o link do Invitational:

http://magic-league.com/deck/60080/standard_t2.html#Blightning%20Burn32984

Então, na R1 apanhei Naya allies.
Ele cometeu um erro que eu capitalizei, que foi o de não anunciar os trigger’s então acabei por ganhar no combate um swing de 7 vida e foi jogo aí.
No segundo jogo, foi mais complicado, estabilizei nos 3 de vida, quando ele tinha um stirring wildwood na mesa, mas quando comecei a encadear mind spring’s ele concedeu.

+1 DoJ, +3 Flashfreeze, +2 Celestial Purge
-4 Spreading Seas, -2 Jace

Na R2, foi jund

Ganhei 2 jogos na boa ali a encadear spreading seas, e depois uns mindspring’s à maneira. Elspeth é MVP contra jund no early game.

+ 4 Purge, +3 Flashfreeze, +1 Negate
-2 Jace, -3 O-Ring, -3 Path

R3, UW Chapin

È um mu para esquecer, visto que eles têm mais jaces, mais counters, mais draw e mais lands.

+4 Negate, +1 Jace, +2 Luminarch
-2 Baneslayers, -3 Path, -2 DoJ

R4-R6 Jund’s

Opá foi uma sucessão deles, e foi a limpar tudo a eito. Ia perdendo na R5, mas ele cometeu um erro e concedeu o jogo. Depois acabei por lhe ganhar o 3º na boa.
Na R6, foi incrivel, no 2º jogo, tinha o jogo completamente ganho, em que ele so tinha 3 lands, sem mais nada, eu tinha 6, e parou-me o cerebro e baxei um baneslayer e ia perdendo por causa disso. Jund não perdoa erros mesmo. Deixo aqui também a referência ao baneslayer, que a cena da vida, não é muito relevante, e contra Jund, gostava mesmo era da esfinge...

Top8 – Jund

Mais um a ir com o caraças, mas este era mais complicado pós side, pois ele tinha Ruinblasters, Mind Rot e Duress. Mas mesmo assim, no 3º jogo com 9 lands, sem cartas na mão, o mind spring deu-me o jogo.

Top4 – Mono White Control

Sabia à partida que ia ser um mu complicado pós side, mas ganhei o 1º, e ia ganhar o segundo não me tivesse esquecido que ele tinha iona. Ainda fiz um mind spring a 4 para tentar encontrar um dos meus jaces para ganhar o jogo, mas nada. Joguei mal e mereci perder.
Pior ainda joguei no 3º jogo em que fiz borrada a toda hora, tava mesmo cansado por estar horas à frente do pc. Enfim, uma ronda para esquecer.

E pronto, não vou maçar mais, isto já está demasiado grande.

Hasta

1 comment: